Campanha do ROTARY, Lions e Maçonaria ajudará escola para surdos que atua há 62 anos em Uberaba

Postado em: 31 de Outubro de 2018 por Rotary Club de Uberaba-Portal do Cerrado

A Escola para Surdos Dulce de Oliveira será uma das beneficiadas com recursos da campanha Chave do Bem, que vai sortear um carro Ônix 0km de 7 a 9 novembro durante a EXPOCIGRA. A iniciativa social resulta da união entre o Rotary, Lions e Maçonaria em Uberaba e vai beneficiar 50 alunos surdos, incluindo quatro autistas. A instituição leva o nome de sua idealizadora e foi criada em 1956 com a finalidade de levar educação para as pessoas surdas.

“Desenvolve trabalhos pedagógicos por meio de Estimulação Precoce (crianças de 6 meses à 2 anos), Educação Infantil (crianças de 6 meses à 5 anos), Ensino Fundamental (do 1° ao 5 ano), EJA- Educação de Jovens e Adultos, CONTRA-TURNO (do 6° ano ao 9° ano), Cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para funcionários da Escola Dulce, familiares dos alunos e comunidade”, informa o presidente Irizon Amaral de Arantes, do ROTARY UBERABA.

A Escola para Surdos Dulce de Oliveira, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, emprega nove professores, quatro funcionários e conta com o apoio de outros quatro voluntários. Atualmente necessita de Psicólogo, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo e Assistente Social. A sede atual localizada à rua Espir Nicolau Bichuete, 230, Bairro São Benedito, Uberaba, foi doada pelo ROTARY UBERABA que assumiu sua gestão décadas atrás.

“Os recursos da CHAVE DO BEM chegarão em boa hora. Estamos necessitando também de um novo laboratório de informática. Dos 12 computadores doados pela prefeitura em 2010, nove já estão inoperantes. Os outros três estão desatualizados. Necessitamos ainda de ofertar novos cursos que contribuem na formação do surdo, facilitando sua inclusão no mercado de trabalho”, explica o presidente Irizon Amaral de Arantes.

A escola recebe mensalmente R$ 7.919,50 de recursos públicos, o que representa um pouco mais de 50% das necessidades. O restante é complementado pelo ROTARY e ações da sociedade. Além disso há outras despesas da associação mantenedora, da mesma forma assumidas pelo ROTARY, o que permite a legalidade para receber outros recursos esporádicos.

CHAVE DO BEM

Além da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, o Instituto dos Cegos do Brasil Central, Oasis, Asilo Lar da Esperança e o FUMDICAU (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba), serão beneficiados com recursos financeiros da campanha Chave do Bem, que vai sortear o carro Ônix 0km em novembro. Os compradores terão o privilégio de concorrerem com uma excelente chance: apenas 1.200 chaves estão sendo vendidas a R$ 100,00 cada.

A iniciativa social resulta da união entre o Rotary, Lions e Maçonaria em Uberaba. De 8 a 10 de novembro, no Parque Fernando Costa, nos stands da EXPOCIGRA, os compradores poderão experimentar suas chaves. O Ônix já foi adquirido e está no Shopping Uberaba. O ganhador levará de imediato o veículo que tem ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, freios ABS e Airbags. Rotarianos, maçons e leoninos estão vendendo as chaves. Mais informações: www.chavedobem.com.br.